Arte que transforma: Gilmar Stahl

Ser artista sempre foi o sonho de Gilmar Stahl. E só se tornou realidade depois dos 40 anos, ainda que o encantamento pelas artes sempre tenha inspirado seu olhar para o cotidiano.

O desenhista – e também pintor figurativo, escultor e curioso sobre o universo da arte – aprendeu sozinho as técnicas que hoje aplica em seus trabalhos. Gilmar Stahl coleciona grandes reconhecimentos em exposições coletivas internacionais e também o prestígio de admiradores nos Estados Unidos e na Itália, que levaram suas obras mundo afora.

“Lembro que desenhava deitado no chão da cozinha, enquanto minha avó fazia o almoço pra família. Era ela que cuidava de mim e do meu irmão enquanto meus pais trabalhavam num pequeno açougue. Lembro também de fazer desenhos para os colegas e de revirar os livros de pinturas na biblioteca. Mais tarde, tive um período onde fazia charges e tiras para o jornal. Pintei algumas telas, mas só como hobby”,

O tempo passou e, por anos, Stahl trabalhou na empresa de carnes da família. “A empresa fechou e eu estava sem oportunidade de trabalho. Conheci a Lourdes Berti e, por incentivo dela, voltei a pintar”, conta. Em 2003, Stahl expôs pela primeira vez na Casa do Artista.

“Foi um sucesso, assim como todas as exposições que fiz em Gramado no Centro Municipal de Cultura. Passei então a viver de arte, e hoje não saberia explicar como esta transformação foi bem-vinda em minha vida.”

Gilmar Stahl

Stahl é autodidata e guiado pela curiosidade. Sempre há algo novo para aprender. “Busco me educar dentro do universo da arte de maneira ampla, estudando pela internet e conhecendo outros artistas. Admiro grandes mestres como Picasso, Monet, Kandinsky, Chagall, Pollock, Mondrian, Modigliani e muitos outros. Tenho uma vasta lista de artistas que sigo nas redes sociais, pois procuro estar sempre bem informado”, afirma. O artista busca a liberdade para criar. “Minha técnica molda-se conforme construo minha própria identidade artística. Tenho certeza de que devo seguir aprendendo cada vez mais outras técnicas. Já estou envolvido em produzir esculturas”, adianta. O atelier de Gilmar Stahl é destino muito visitado por turistas que querem conhecer a cidade e seus personagens. A arte deu vida nova ao antigo abatedouro da família, que se transformou num espaço de criação.

“Descobri que no mundo que estou construindo não sou somente o artista; entendi que também sou a própria obra. Arte é para todos”

Gilmar Stahl

Atelier de Gilmar Stahl
Estrada Serra Grande, 2300 - Gramado - RS - Brasil
Atendimento: sábados e domingos das 10h às 18h
Demais dias da semana mediante agendamento prévio
Telefone: (54) 99945.7667

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CAPTCHA ImageChange Image

Continue lendo

Eventos

Confira os cardápios especiais de Dia dos Namorados Laghetto

O Dia dos Namorados está chegando e nada melhor do que fazer uma surpresa inesquecível. O seu amor merece receber mais do que um perfume ou um kit de beleza. Usar a criatividade e surpreender é o que pode esta data tornar-se especial e ficar marcada na memória. Laghetto Viverone Moinhos Para os casais que

LEIA MAIS »
Destaque

Feliz Dia Internacional da Mulher!

A presença da mulher em todos os meios tem se tornado cada vez mais necessária ao longo dos anos. Se vê um avanço na ocupação de diversas áreas, mas ainda há espaço para mais, para que não exista mais essa diferença de gênero. Nosso papel é motivar todas as mulheres a quererem mais, ouvindo e

LEIA MAIS »

Cadastre-se e receba nossas promoções!

Central de Reservas
0300 3130 925
Reservas Serra Gaúcha
(54) 3421 8191
Seg. a Sex. das 8h às 20h
Sáb, Dom. e Feriados das 9h às 17h
Reservas Porto Alegre
(51) 3302 2420
(51) 9 9687 3596
Seg. a Sex. das 9h às 19h
Reservas Rio de Janeiro
(21) 3509 9000
(21) 9 9029 3955
Seg. a Sex. das 9h às 17h

Rede Laghetto Hotéis
Rua Cel. João Correa, 287 - sala 05, Centro
Gramado - RS

SAC
(54) 3295 7320
Seg. a sex. das 08h às 18h

Desenvolvido por Laghetto Hotéis | Todos os direitos reservados.